20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Febrace: 15 escolas públicas estaduais cearenses são finalistas e quatro são premiadas

Com a participação de 20 projetos finalistas de escolas públicas e particulares do Ceará,  15, ou   seja, 75% dos trabalhos, foram desenvolvidos por estudantes da rede estadual.

foto eeep juliofranca copiarAlunos de 15 escolas da rede pública estadual foram finalistas na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo (USP)-SP, realizada de 20 a 24 de março passado, que reuniu alunos de escolas públicas e particulares do Ceará. São 75% dos trabalhos, desenvolvidos por estudantes, no ambiente escolar, sob a orientação dos professores das disciplinas envolvidas, na rede estadual. Desse total, quatro unidades de ensino foram premiadas:  Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Júlio França, em Bela Cruz; Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Militana Paes, em Jaguaribe, EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos, em Maranguape, e Escola de Ensino Médio (EEM) Governador Adauto Bezerra, em Juazeiro do Norte.



foto eeep salaberga copiarO projeto Semiárido Sustentável: Reinventando ações de convivência com a seca, da Escola Profissional Júlio França conquistou o 1º lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas, Menção Honrosa Internacional e Credencial para a Feira Científica em Portugal. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Mateus Pires e Erivan Menezes Ribeiro Júnior, Marcos Tiago Rios, com a orientação do professor Fernando Nunes de Vasconcelos. Pela EEEP Salaberga Torquato, que inscreveu o Roteiro Turístico Ambiental, Cultural e Religioso de Maranguape II, os estudantes Bruno Gabriel Rodrigues de Abreu e Caio Pontes Bezerra, orientados pela professora Maria das Graças França Sales, ficaram em 4º lugar em Ciências Humanas. A estudante Izadora Campos Teixeira e sua orientadora, Luiza Maria Valdevino Brito, da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, em Juazeiro do Norte, receberam o Prêmio de Reconhecimento Internacional da Universidade do Estado do Arizona/EUA, na categoria Serviço Social, pelo trabalho Avaliação do Desenvolvimento de um Site para Prevenir e Orientar Mulheres em Situação de Violência.

 

primeiro  lugar cienciashumanas copiarOs estudantes Marcelo Augusto Vieira e Raquel Taynan Cunha Vieira, orientados pela professora Aline Teixeira Peixoto, desenvolveram o projeto da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Militana Paes, em Jaguaribe.  O grupo ficou com o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas e recebeu da Unesco Menção Honrosa de ciência e tecnologia em reconhecimento ao projeto. O objetivo do trabalho é analisar a partir de documentos, entrevistas e histórias de vida, as trajetórias de atores políticos que ocuparam o Poder Executivo jaguaribano, no período de 1972-2012, no espaço social da Comunidade de Feiticeiro. O produto final será uma publicação em formato de revista a ser socializada com a sociedade jaguaribana e demais interessados na área em foco. Quanto ao credenciamento para novos eventos, a equipe foi convidada a publicar sua pesquisa na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Milset), que ocorrerá, em Fortaleza, no próximo mês de agosto. Tecnologia (Milset), que ocorrerá, em Fortaleza, no próximo mês de agosto.

 


foto eem gov adautobezerraPara a professora Luisa Brito, o desenvolvimento de projetos, ou aprendizagem pela ciência tem inúmeras vantagens. " O aluno se apaixona pelo conhecimento e melhora a aprendizagem, vence a timidez adquirindo autonomia e liderança, se tornando capaz de enfrentar os seus problemas cotidianos e da comunidade em seu entorno" - defende a educadora.

 


De acordo com Daniel Rocha, assessor técnico da Gestão Pedagógica da Seduc, a relevante representação da rede pública estadual do Ceará demonstra o nível de preparo e de incentivo que vem não somente promovendo, mas também estimulando que alunos e professores se apropriem e desenvolvam o método científico, e, assim, participem dos principais eventos nacionais e internacionais nesta área.

 


Febrace


Promovida anualmente pela Poli-USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência, qualidade científica/tecnológica e visibilidade. A iniciativa é importante por incentivar e revelar novos talentos e por gerar oportunidades para estudantes e seus professores/orientadores divulgarem e trocarem conhecimentos, desenvolvidos no chão da escola, mostrando à sociedade que aprenderam a aprender, e que não há limite, no que podem querer e realizar.


Confira: Finalistas e Premiados

 



27.03.2017
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

Abril 2017
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados