Jovens do ensino médio já podem se inscrever no projeto Parlamento Jovem Brasileiro As inscrições para os interessados em participar da 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) iniciaram nesta segunda-feira (27) e seguem até o dia 9 de junho. O PJB simula uma jornada parlamentar, na qual os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.

É necessário ser aluno do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos, para participar. O candidato tem que estar matriculado na 2ª ou na 3ª série do nível médio, ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

Os interessados devem elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. A proposta deve ser enviada por correio ou por endereço eletrônico, juntamente com a ficha de inscrição e com toda a documentação necessária à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), na forma prevista no Manual de Procedimentos do PJB 2017, até o dia 9 de junho.

O evento será realizado de 25 a 29 de setembro de 2017, na Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

Todo o processo de inscrição e análise dos projetos de lei será feito pela Seduc.

Para mais informações, consultar o site do PJB ou a fanpage do Facebook.

SERVIÇO:

14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro
Inscrições no PJB: de 27 de março a 9 de junho
Envio de projetos: Secretaria da Educação do Ceará - Coordenação de Protagonismo Estudantil
Endereço: Av. General Afonso Albuquerque Lima s/n, Cambeba. Secretaria da Educação do Estado do Ceará CEP: 60.822 - 325
Evento: de 25 a 29 de setembro, na Câmara dos Deputados em Brasília
Telefone : (85) 3101 2693 / 3101 4375