Educadores e estudantes do Ceará terão aplicativo para potencializar a educação integral

Secretaria da Educação do Ceará e Instituto Ayrton Senna lançam aplicativo gratuito para acessar conteúdo e  jogo interativo criado para estimular, de forma simples e lúdica, as competências para o século 21

Professores e estudantes do Ceará poderão contar, a partir desta segunda-feira (27), com um aplicativo gratuito para acessar conteúdo e um jogo interativo criado para estimular, de forma simples e lúdica, as iniciativas de educação integral implementadas na rede estadual de ensino. O download do aplicativo, chamado Competências para a Vida – CE, poderá ser feito gratuitamente através do link onelink.to/edulab21.

A iniciativa foi desenvolvida por meio de parceria entre a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e o Instituto Ayrton Senna, e integra o conjunto de ações iniciadas neste ano pelas duas instituições com o objetivo fortalecer a educação integral no estado. A partir de um estudo aprofundado das principais conquistas e desafios educacionais enfrentados pela rede de ensino cearense, o Instituto Ayrton Senna busca fortalecer a ponte entre pesquisadores de diversas áreas, professores e gestores para que, juntos, possam construir políticas e práticas capazes de superar esses desafios e promover a educação para o século 21.

Um dos principais conceitos envolvidos nessa visão é o de desenvolvimento das competências socioemocionais, que devem ser promovidas com tanta intencionalidade quanto as cognitivas. As competências socioemocionais envolvem um conjunto de habilidades para se relacionar consigo mesmo, com os outros e com objetivos na vida, como persistência, autoconfiança e iniciativa social. Diversos estudos indicam que elas podem ter efeitos importantes na vida escolar e nas conquistas futuras dos estudantes, e podem ser desenvolvidas por meio de ações intencionais dos educadores.

Interatividade

Por isso, por meio do aplicativo Competências para a Vida - CE, serão disseminadas informações sobre as competências socioemocionais e sobre a relação delas com a educação integral. O aplicativo também dará acesso a vídeos e notícias sobre o tema.

O aplicativo também conta com um recurso de realidade aumentada, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação em Games e Apps, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), parceira do Instituto Ayrton Senna. Com o aplicativo, os estudantes poderão usar seus próprios celulares para interagir com os cartazes espalhados pelas escolas da rede e que falam sobre a parceria com o Instituto Ayrton Senna.

A partir da conexão entre o aplicativo e o cartaz, o estudante terá acesso a um jogo em que é desafiado a solucionar enigmas e estimulado a conhecer mais informações sobre algumas das competências. O objetivo é utilizar a forma lúdica para difundir informações que possam gerar engajamento dos jovens com a escola, além de criar a percepção sobre a importância do desenvolvimento dessas competências também no ambiente escolar.
O aplicativo Competências para a Vida – CE está disponível no link onelink.to/edulab21.

Informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Ayrton Senna

27.11.2017