20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Começa treinamento para aplicadores e supervisores das provas do Spaece do Ensino Médio

A Secretaria da Educação (Seduc) promove a partir desta quinta-feira, dia 11, até a próxima terça-feira, dia 16, em todos os municípios cearenses, o treinamento presencial para aplicadores e supervisores que irão atuar na aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), relativas ao Ensino Médio.

Em Fortaleza, o treinamento dos voluntários do Spaece que trabalham na Seduc, ocorrerá no auditório do Centro de Convivência, localizado no Centro Administrativo do Cambeba. O encontro ocorrerá das 8 horas às 12 horas, para os aplicadores, enquanto para os supervisores de aplicação será finalizado às 13 horas.

O treinamento busca continuamente melhorar a qualidade do processo avaliativo, para assegurar elevado grau de eficácia nas avaliações realizadas. Com esse objetivo, realiza encontros presenciais com as equipes de avaliadores, a fim de garantir a isonomia de procedimentos durante a aplicação dos testes.

As provas do Spaece serão aplicadas no próximo dia 17 de outubro para alunos da 3ª série do Ensino Médio, enquanto nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2018 será a vez dos alunos do Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º anos).

Esse ano, o Spaece vem com uma novidade técnica. Os alunos surdos irão contar com testes em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), os quais compõem, juntamente com os testes ampliados e testes em braile, o conjunto de instrumentos adaptados aos estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas.

Conforme o secretário Rogers Mendes, a medida demonstra a preocupação do Governo do Estado do Ceará com a consolidação das garantias constitucionais e com o tratamento isonômico a todos os estudantes. “Sabedores que a qualidade educacional advém da prática pedagógica realizada no dia a dia das escolas, entendemos as avaliações em larga escala, como ferramenta para o monitoramento e geração de evidências que subsidiem a tomada de decisão tanto no âmbito da Seduc, quanto na revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político-pedagógico da escola”, destaca o gestor.

Criado em 1992, o Spaece é composto de três focos: Avaliação da Alfabetização – Spaece-Alfa (2º ano do EF), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (3ª série e EJA). A iniciativa tornou-se em um instrumento essencial na fomentação de debate público e na promoção de ações orientadas para a melhoria e execução da democratização do ensino, garantindo a todos igualdade de acesso e permanência na escola.


 

 


11.10.2018
Assessoria de Comunicação da Seduc

Calendário

Outubro 2018
D S T Q Q S S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados