Eleições de grêmios estimulam estudantes a desenvolver consciência cidadã

DSC 0523
De segunda-feira (17) até esta quinta (20), cerca de 200 escolas estaduais cearenses realizaram o processo eleitoral de seus grêmios estudantis, criando entre os alunos um movimento de proatividade, estimulando o pensamento crítico e a consciência cidadã. Em 69 unidades de ensino de Fortaleza e de municípios da Região Metropolitana, os pleitos foram realizados com o uso de urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que firmou parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).

O estudante Lucas Silva, que cursa a 1ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Liceu do Ceará, e é vice-presidente de uma das chapas que concorre à eleição, avalia que as decisões tendem a ser mais democráticas na instituição, a partir de agora. “Um grêmio atuante pode agir de forma preventiva, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino, a relação entre professor e aluno, a estrutura física e o desenvolvimento social dentro da escola”, acredita.

Antônio Lobo, candidato a presidente na chapa concorrente à de Lucas, também no Liceu do Ceará, diz estar feliz e esperançoso, embora com senso de realidade e preparado para uma possível derrota. “Gostaríamos de colocar nosso projetos em mente dentro do colégio, com pensamento crítico, politização e respeito”, defende.

A coordenadora da unidade de ensino, Rena Machado, que acompanhou de perto a votação, relembra que todo o processo eleitoral foi feito com a participação direta dos alunos. Ela explica que houve, inclusive, um debate entre as duas equipes. “As duas chapas mostraram suas propostas, com argumentos bastante enriquecidos e acirrados. Os estudantes foram ouvidos, fizeram perguntas, e as respostas foram a contento”, analisa.

DSC 0606Preparação

Na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Professor Aloysio Barros Leal, situada no bairro Jangurussu, pela primeira vez foi realizado um processo eleitoral de grêmio estudantil. Vitória Lúcia, que tem 13 anos e cursa o 8º ano Fundamental na instituição, considera que a experiência foi interessante. “O grêmio pode ajudar a melhorar nossa convivência, poderemos nos comunicar melhor com a diretoria”, acredita. Vitória já havia participado de uma eleição antes, Escola Municipal Teófilo Girão, onde estudava, e já se considera familiarizada com o procedimento.

Carlos Eugênio Almeida, coordenador da EEFM Aloysio Barros Leal, observa que o pleito se deu de forma tranquila. “Ainda não tínhamos feito esse tipo de procedimento na escola, e está servindo muito para que possamos passar para os jovens o que é o sistema eleitoral e como eles vão enfrentar isso daqui a algum tempo. As chapas foram devidamente preparadas e tiveram tempo para passar nas salas de aula expondo suas propostas”, esclarece.

Após a realização das eleições, a Seduc, por meio da Coordenação de Protagonismo Estudantil, proporcionará formações, em níveis regional e estadual, neste semestre e no próximo, com o objetivo de orientar os gestores escolares a respeito do papel dos grêmios nas unidades de ensino, e como otimizar sua atuação.

O grêmio é uma entidade autônoma, criada e dirigida pelos alunos de uma mesma escola, e exerce relevante papel na implementação da gestão democrática no espaço escolar, competindo-lhe levar à frente as lutas dos estudantes pela melhoria da qualidade do ensino e zelar pela tomada de decisão coletiva. Sua atuação, entretanto, não deve restringir-se aos muros escolares, mas estar em consonância com as causas mais gerais da sociedade para que possa, de fato, contribuir para a formação de estudantes conscientes, críticos e capazes de lutar pelos direitos individuais e coletivos.

20.04.2017

Junho 2017