20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Projeto Entrelinhas, da Escola Ronaldo Caminha, é destaque no programa de rádio "Trilhas da Educação", do MEC

trilhas

O Projeto Entrelinhas, desenvolvido na Escola Ronaldo Caminha Barbosa, no município de Cascavel-CE, foi destaque no programa de rádio  "Trilhas da Educação", produzido pelo Ministério da Educação (MEC). O informativo foi ao ar no último dia 10 de novembro e apresentou a iniciativa cearense em âmbito nacional. O Projeto Entrelinhas busca despertar a consciência e promover a produção cultural na comunidade em que a unidade de ensino está inserida, por meio do incentivo à leitura.

O Projeto é desenvolvido pelo professor Sérgio Furtado Neo e seus alunos, que implementaram uma série de atividades na biblioteca da escola. Antes da ação, o espaço era pouco frequentado pelos estudantes. Além disso, o educadorhavia percebido o aumento da violência e do uso de drogas na cidade. Então, no objetivo de estimular os jovens a desenvolverem-se intelectualmente, e ainda por cima, resguardarem-se da vulnerabilidade social, o professor propôs a ideia.

"Eu me reuni com alguns alunos para mudar aquilo. Então, nós modificamos a biblioteca, arrumamos o local e catalogamos os livros. Concluída essa parte, começamos a arranjar voluntários e sair da escola", lembra Sérgio.

As ações, de acordo com ele, passaram a ser desenvolvidas nas ruas da cidade. "Colamos cartazes com frases de incentivo à leitura pelos muros da comunidade e pelos postes. Nós contamos histórias para crianças de escolas municipais e casos populares para os pescadores da região", explica.

As atividades também passaram a abranger saraus e cafés literários com os alunos, que abraçaram o projeto. Hoje, são sete estudantes fixos e aproximadamente 30 voluntários compondo a equipe. A aceitação da comunidade também tem dado força à iniciativa.

 

"Somos muito bem vistos tanto na escola quanto fora dela", observa Sérgio. "Temos vários relatos de moradores que deram força, incentivaram, se mobilizaram em questões de leitura. Observamos que os empréstimos de livros da biblioteca haviam aumentado. E, muito mais do que isso, vimos uma mudança de atitude do jovem em relação à percepção que ele tinha da leitura. A leitura está diretamente associada ao conhecimento. Então, vemos a mudança principalmente em língua portuguesa. Pelos relatos de professores, os alunos estão escrevendo mais e melhor, participam de conversas sobre livros", conclui o condutor do projeto.

Em 2016, o "Entrelinhas" ficou em segundo lugar no Prêmio Escola Voluntária, da Fundação Itaú. O reconhecimento rendeu à escola a quantia de R$ 15 mil. A meta é investir esses recursos em melhorias na biblioteca, para que mais alunos possam ter acesso ao universo do conhecimento. “Vamos comprar mesas e estantes para a biblioteca e queremos aumentar o acervo de livros também”, anuncia o professor.






13.11.2017
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

Novembro 2017
D S T Q Q S S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados