Projetos "SOS Casa"e "Consustime", das Escolas Ronaldo Caminha e Guilherme Teles Gouveia, estão na final do Prêmio Respostas para o Amanhã

Após terem conseguido se firmar entre os 25 vencedores regionais do Prêmio Samsung Respostas Para o Amanhã 2017, os Projetos "SOS Casa", da Escola Ronaldo Caminha Barbosa (Cascavel-CE), e "Consustime", da Escola Guilherme Teles Gouveia (Granja-CE), chegaram à fase final da competição, que elegerá os cinco melhores trabalhos de todo o país, por meio de votação pública pela internet. Será eleito um campeão por cada região da federação. O Prêmio estimula alunos e professores de escolas públicas a utilizarem conceitos das Ciências da Natureza e da Matemática para encontrar soluções para problemas reais das comunidades onde as unidades de ensino estão instaladas.

Acesse aqui para conhecer os projetos e votar

Tijolos ecológicos

A iniciativa denominada "SOS Casa" aplica conceitos de Química, Física e Biologia, além de dialogar com questões das Ciências Sociais, para desenvolver tecnologias que visem proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias que moram em casas de taipa em 11 comunidades carentes próximas à Escola Ronaldo Caminha.

Liderado pelos estudantes da 2ª série, o projeto desenvolve tijolos ecológicos e placas de piso a partir de resíduos sólidos encontrados na comunidade, como borracha e vidro. A ideia, além de proporcionar melhora na estrutura física das casas de taipa, consegue dar uma destinação correta aos resíduos.

Além disso, a turma desenvolve ciclos educativos sobre profliaxia de doenças comuns neste tipo de habitação, como a Doença de Chagas. O projeto, orientado pela professora de Biologia, Jôseline Maria Sousa Nascimento, também foi campeão do concurso Ceará Faz Ciência, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).

Gestão hídrica

Cuidar bem da água e evitar o desperdício. Este é o intuito do projeto "Consustime: Ferramenta interativa na gestão eficiente do uso da água". Empregando conhecimentos de robótica, a turma da 3ª série do curso técnico em Agropecuária da Escola Guilherme Teles Gouveia criou um “chuveiro inteligente”, que possui um dispositivo para monitorar o consumo de água.

Para realizar o experimento, foram utilizados um chuveiro comum, um microcontrolador do tipo "arduíno", um medidor de vazão, uma válvula solonoide e um módulo Bluetooth. Para usufruir da ferramenta, basta que o usuário conecte um smartphone com o chuveiro via Bluetooth e, com isso, passe a ter o controle em tempo real da quantidade de água gasta.

Muito usado em projetos de robótica e de automação residencial, o controlador Arduino tem conexões que permitem anexar sensores (de temperatura, movimento, luz) e motores ou leds facilmente, programando como a placa deve reagir.

A escola de Granja já havia sido finalista na edição de 2015 do Prêmio, com o projeto "Utilização D'água não Potável na Produção de Fertilizante Líquido Orgânico".

Cada uma das 25 instituições de Ensino responsáveis pelos 25 Vencedores regionais será contemplada com um notebook e receberá o Selo digital de Vencedor Regional.

01.12.2017

Fevereiro 2018