20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Escolas superam meta do IDE-Médio em 2017

O conjunto das escolas da rede pública de ensino do Ceará superou a meta estadual do Índice de Desenvolvimento do Ensino Médio (IDE-Médio) prevista para 2017. Enquanto o indicador projetava uma média de 3,75, as unidades de ensino atingiram a média geral de 3,88.



“O IDE-Médio distribui um esforço para cada escola da rede estadual a fim de permitir que o Estado do Ceará alcance a sua meta, que, em 2017, era 3,75 e, com o crescimento da maioria das escolas, nós conseguimos alcançar 3,88. O alcance da meta estadual depende muito do envolvimento e do esforço de cada escola”, destaca o secretário da Educação, Rogers Mendes.



O Índice de Desenvolvimento do Ensino Médio é um indicador de qualidade educacional criado pela Secretaria da Educação (Seduc), em 2016, para o acompanhamento do rendimento das escolas. A iniciativa tem o objetivo de dar suporte às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e às escolas estaduais de ensino médio na avaliação de desempenho em busca da melhoria na qualidade do ensino.



Desenvolvido pela Coordenadoria de Avaliação Educacional (Coave), o IDE-Médio é obtido por meio da logística de cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. O índice usa as proficiências de Língua Portuguesa e Matemática obtidas a partir da aplicação do Sistema Permanente da Avaliação da Educação do Ceará (SPAECE) e considera também a média harmônica do rendimento das séries do Ensino Médio.



O indicador estabelece a meta a ser alcançada individualmente por cada unidade de ensino. A partir desses resultados, são calculadas metas atingidas pelas regionais, as quais, por sua vez, estabelecem o rendimento do Estado.



Em 2017, 652 escolas de Ensino Médio foram avaliadas e implantaram o circuito de gestão Jovem de Futuro para apoiar as escolas na trajetória com foco em resultados de aprendizagem com equidade. Neste ano, 655 unidades de ensino serão acompanhadas. A meta prevista para 2018 é de 3,95.



O resultado de 2017 demonstra o comprometimento de todos da Crede, Sefor e escolas, acreditando firmemente que a Escola Pública de Ensino Médio consegue transformar seus resultados quando todos se unem e constituem uma rede sustentável e consistente com foco na garantia do direito à aprendizagem para nossos estudantes, com o apoio da Seduc.



Aos coordenadores de Crede/Sefor, aos gestores, professores, servidores, estudantes, comunidade , parceiros da escola, o reconhecimento e gratidão de todos que fazem a Secretaria da Educação. Acreditamos que, em 2018, o alcance das metas se efetivará outra vez, pois todas as escolas já iniciam seu percurso com o circuito de gestão e em busca da meta IDE Médio de forma animadora, envolvente e engajando a todos da comunidade educativa.

 

Calendário

Junho 2018
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados