20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Seduc firma parceria com Junior Achievement para ofertar disciplina de Jovem Empreendedor em 49 Escolas de Tempo Integral

A Secretaria da Educação (Seduc) firmou parceria com a associação Junior Achievement, na manhã desta quarta-feira (09), com o intuito de implementar a disciplina eletiva de Jovem Empreendedor em 49 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMT) da rede estadual. Participaram do evento o secretário Rogers Mendes e o diretor-presidente da Junior Achievement Ceará, Igor Queiroz Barroso.

Rogers avalia que a iniciativa tem o potencial de colaborar para o desenvolvimento social e econômico do Ceará. “A Seduc busca trabalhar tanto a aprendizagem cognitiva, que envolve as disciplinas da base comum curricular, como aposta no desenvolvimento das competências socioemocionais. Também estimula o empreendedorismo entre os jovens, e é isso que a parceria com a Junior Achievement representa. Trabalhamos os conteúdos em um contexto voltado para a construção da cidadania e para o fortalecimento da educação integral”, explica o secretário.

Igor Queiroz comemora a parceria entre as instituições e revela o desejo de manter o projeto vivo. “É uma alegria para nós assinar este termo de fomento. A cada semestre renovamos esta ação, que leva o empreendedorismo para as escolas da rede pública estadual. A educação é o que transforma e que prepara o ser humano para o futuro”, defende.

Pela metodologia da disciplina, a formação para os estudantes ocorre em dois semestres, sendo o primeiro, teórico, e o segundo, prático. Na etapa inicial, são abordadas temáticas como a importância da permanência na escola, planejamento para o amanhã, mundo dos negócios e do trabalho, noções de marketing, análise de mercado, logística e o papel dos sujeitos que compõem uma organização empresarial.

O aprendizado destes assuntos se dá de forma dinâmica, com a apresentação de oficinas, vídeos, jogo de tabuleiro, depoimentos e leitura. Além de desenvolver conhecimentos sobre empreendedorismo, o estudante exercita conceitos de matemática e de interpretação de textos, tendo ainda a oportunidade de aprimorar a visão de mundo e a percepção do cenário social.

No segundo semestre, em que é trabalhada a parte prática, os estudantes organizam-se em grupos de cinco e abrem miniempresas. Neste momento, os jovens estipulam os papéis que exercerão dentro da organização, fabricam o produto que comercializarão e lidam diretamente com os riscos a que uma empresa está sujeita, como a falência, por exemplo. Tudo ocorre de forma real.

A disciplina de Jovem Empreendedor tem duração de 80 horas/aula, sendo duas horas por semana, e é ministrada por dois professores em cada escola, que recebem formação pela Junior Achievement. Ao final, os estudantes recebem certificado da instituição.

Os lucros obtidos por cada miniempresa são contabilizados e devolvidos, proporcionalmente, aos acionistas que investiram no início da proposta. O excedente será doado a entidades de caridade.

 

09.05.2018

Assessoria de Comunicação da Seduc

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

Junho 2018
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados