20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Leia Mais - Programa Geração da Paz

O QUE É
Programa, criado em 22 de setembro de 2010, visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com organizações governamentais e não-governamentais.

 

ESCOPO
Escolas da rede estadual, alunos e respectivas comunidades.

 

POR QUE
Dar provimento ao estabelecido no Pensamento Estratégico da SEDUC, que preceitua em seu Objetivo Nº 7 “Fortalecer a escola como espaço de inclusão, de respeito à diversidade e da promoção da cultura da paz”, por meio de sua materialização no Projeto Político Pedagógico das escolas envolvidas.

 

PARA QUE
Tornar a escola, onde estiver inserida, num espaço estratégico para transformação social,  por meio da geração de uma cultura de paz, mediante políticas públicas que favoreçam ações intersetoriais e direcionem recursos financeiros, tecnológicos e intelectuais para construção de capacidades que resultem na articulação permanente entre escola, família e comunidade.

 

COMO
Apoiar as escolas, investindo em seu poder de autogestão e auto-organização, favorecendo a emergência de uma “nova ordem”, de dentro para fora, que abra caminho para mudança criativa e construtiva, através do diálogo, da cooperação e de processos participativos de tomada de decisão, que permitam criar novas oportunidades de organização social, tendo como instrumento norteador para gestão da escola seu Projeto Político Pedagógico.


Auxiliar as comunidades escolares no levantamento de necessidades de treinamento e aperfeiçoamento pessoal e institucional relativas à construção e consolidação de uma cultura de paz, bem como criar um sistema de capacitação inicial e continuada, que atenda a essa demanda, em parceria com seus parceiros, investindo, principalmente, nos valores locais.
Subsidiar as escolas para a criação de espaços alternativos de cultura, educação e lazer, inclusive nos finais de semana, para os jovens, as famílias e suas comunidades, visando a transformação das relações entre a escola e a comunidade.

 

Integrar e aperfeiçoar sistemas de informação e comunicação para mobilizar diferentes atores sociais a se engajarem nas ações de promoção de desenvolvimento comunitário e do protagonismo juvenil.


Promover ações intersetoriais que deem suporte à execução do “Geração da Paz”.

 

Desenvolver e operacionalizar um sistema de monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas no Programa, com a participação dos atores sociais envolvidos.

 

PARCEIROS
UNESCO e outros organismos internacionais, governo federal e estadual, universidades, organizações do 2º e 3º setor, por meio de seus programas, projetos e ações.

 

RESULTADOS ESPERADOS
As escolas deverão apresentar processos de articulação social permanentes e integrantes do planejamento pedagógico destas, sendo que as experiências acumuladas subsidiarão ações multissetoriais de curto, médio e longo prazo e políticas públicas de instalação, ampliação e manutenção da paz nas escolas.

Calendário

Novembro 2018
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados