EEM Ronaldo Caminha é destaque regional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, da FioCruz

soscasas eemronaldocaminha

O projeto "S.O.S Casa: Síntese e Aplicação de Biomateriais de Resíduos Sólidos na Melhoria Habitacional de Casas de Taipa" está entre as vencedoras regionais da 9ª Edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz. Desenvolvida pelos alunos da Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, sob a orientação da professora Jôseline Maria Sousa Nascimento, a iniciativa venceu na categoria Projeto de Ciências/Ensino Médio. Agora a experiência irá representar a região Nordeste na cerimônia de premiação que ocorrerá neste mês de novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

O projeto cearense aplica conceitos de Química, Física e Biologia, além de dialogar com questões das Ciências Sociais, para desenvolver tecnologias que visem proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias que moram em casas de taipa em 11 comunidades carentes próximas à Escola Ronaldo Caminha, localizada em Cascavel, região Metropolitana de Fortaleza.

soscasa3

A ação desenvolve tijolos ecológicos e placas de piso a partir de resíduos sólidos encontrados na comunidade, como borracha e vidro. Além de proporcionar melhora na estrutura física das casas de taipa, a ideia consegue dar uma destinação correta aos resíduos. A professora Jôsilene explica que além disso, a turma desenvolve ciclos educativos sobre profilaxia de doenças comuns neste tipo de habitação, como a Doença de Chagas.

A Olimpíada

A nona edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu 1.228 trabalhos que representam todos os estados brasileiros e que contaram com o envolvimento de mais de 4.270 professores e 67.179 estudantes do ensino fundamental e médio. A competição científica busca reafirmar a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pelas Nações Unidas estimulando que os trabalhos abordem de forma crítica e criativa temas da Agenda 2030.

06.11.2018

Novembro 2018