20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

PROJETO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ENSINO MÉDIO

PROJETO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ENSINO MÉDIO

 

DIAGNOSTICAR PARA INTERVIR

 

A Secretaria da Educação (SEDUC), por meio da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (COAVE), implementou no ano de 2017, a Avaliação Diagnóstica para todos os alunos do ensino médio da rede pública estadual do Ceará, cujo objetivo é oferecer à escola um instrumento que trace um diagnóstico do desempenho dos estudantes, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com base em habilidades e competências prevista pela Matriz de Referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.

 

CONHECENDO A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:

 

PERÍODO

 

A avaliação é realizada em duas edições ao longo do ano:

 

• Na primeira quinzena de março, cujo o objetivo é verificar o nível de conhecimento adquirido pelo aluno ao final do ano letivo anterior. 

 

• Na segunda quinzena de agosto, cujo o objetivo é mensurar o resultado das ações implementadas a partir da análise dos resultados da primeira edição. 

 

 

METODOLOGIA

 

Para a composição da Avaliação Diagnóstica no ano de 2017, foram escolhidos 27 (vinte e sete) descritores críticos, com base nos resultados na linha histórica do SPAECE entre 2010 e 2015. Esses descritores são contemplados, em conjunto, na Matriz de Referência do SPAECE e pretendem avaliar, por meio dos itens, dois pontos básicos: o conteúdo programático a ser avaliado em cada etapa da escolarização e o nível de operação mental necessário para a habilidade avaliada. 

 

Para fins de composição dessa avaliação, foram selecionados 14 (catorze) descritores de Língua Portuguesa e 13 (treze) descritores de Matemática, que apresentaram baixo nível de domínios constatados na aplicação do 9o ano do EF e nas 1a, 2a e 3a séries do ensino médio. Desse modo, para cada uma das séries do ensino médio foram distribuídos cinco descritores com 15 questões de Matemática e 15 questões de Língua Portuguesa.

 

Tanto na avaliação de Língua Portuguesa, quanto na de Matemática, houve três itens para cada descritor: 1 considerado de fácil resolução; 1 de dificuldade intermediária e 1 considerado mais difícil, ou seja, requer uma habilidade maior do aluno para sua resolução.

 

A avaliação diagnóstica foi realizada de dois modos diferentes:

 

• De forma online, preferencialmente, para aquelas escolas que dispuseram de aparato tecnológico para a aplicação das provas;

 

• De forma impressa, excepcionalmente, para aquelas escolas que não dispuseram desse aparato para aplicação das provas de modo online.

 

Para fins de obtenção de resultados, foi utilizada a Teoria Clássica dos Testes (TCT). O resultado do consolidado foi disponibilizado para cada escola, de forma online, no Sistema de Gerenciamento da Avaliação Diagnóstica. Neste resultado, foi apresentado: o percentual de participação, por escola e por turma, e o resultado de percentual de acertos em cada descritor por rede, CREDE, escola, turma e aluno. 

 

• QUADRO DE DESCRITORES DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017  -  POR SÉRIE/DISCIPLINA  -  (CLIQUE AQUI)

 

• ACERTO POR DESCRITOR - 1ª e 2ª Edição da Avaliação Diagnóstica

 

- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - ACERTOS POR DESCRITOR  -  MATEMÁTICA - (CLIQUE AQUI)

 

- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - ACERTOS POR DESCRITOR  -  PORTUGUÊS - (CLIQUE AQUI)

 

Nota 1: O descritor D21 foi aplicado na 1ª série e 2ª série em Língua Portuguesa. 


Nota 2: Os descritores D28 e D31 foram aplicados na 1ª e 2ª série em Matemática.

 

 

 

 

Calendário

Outubro 2017
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados